×
Dores crônicas na lombar

Dores Crônicas na Lombar: Causas, Tratamentos e Prevenção


A dor crônica na lombar é um problema comum que afeta pessoas em todo o mundo. A dor pode variar de leve a intensa, e pode não ter uma causa específica, mas alguns fatores aumentam a chance dessa dor aparecer, incluindo sedentarismo, estresse, ansiedade, qualidade do sono e obesidade mórbida. Se você está sofrendo de dores crônicas na lombar, continue lendo para obter informações úteis sobre o assunto.


Introdução


A dor crônica na lombar pode ser um problema debilitante que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Fatores que podem contribuir para o aparecimento dessa dor na maior parte das vezes envolve sedentarismo, tabagismo, alimentação, crenças inadequadas, estresse, ansiedade, má qualidade de sono e obesidade mórbida.

Embora a dor possa ser frustrante, há muitas opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a aliviar a dor e melhorar sua qualidade de vida.


Estatísticas sobre dores crônicas na lombar


A dor crônica na lombar é um problema de saúde comum. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a maior parte da população mundial já sofreu ou sofrerá de dores nas costas em algum momento de suas vidas. Além disso, a dor na lombar é a segunda maior causa de incapacidade em todo o mundo, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Medical Association.


Causas das dores crônicas na lombar


Existem vários fatores para a dor lombar crônica aparecer, portanto não há uma causa para o seu aparecimento. Porém existem alguns fatores que podem aumentar as chances de alguém experimentar a dor lombar, como sedentarismo, tabagismo, estresse, ansiedade, qualidade de sono ruim e obesidade mórbida.


IMPORTANTE: Antigamente era muito comum se ouvir que as causas da dor lombar se relacionavam a má postura, hérnia de disco, artrose, tensão muscular ou fibromialgia. Mas hoje em dia, embasado em estudos científicos, sabemos que não existe essa relação direta.


Tratamentos para dores crônicas na lombar


Há muitas opções de tratamento disponíveis para dores crônicas na lombar. O tratamento dependerá da causa subjacente da dor. Algumas opções comuns incluem:


Fisioterapia - O tratamento fisioterapêutico é a primeira linha de tratamento para dor lombar, com foco principal em diminuir a dor, melhorar a capacidade funcional do corpo e aprender a diminuir as chances de você “travar” a coluna novamente. 


Cirurgia - Em casos extremos com bandeira vermelha (sinal de alerta) a cirurgia pode ser necessária quando o paciente apresenta alguns sintomas, como: escape (saída) de urina e/ou fezes sem querer, dormência e fraqueza nas duas pernas e histórico de câncer. Estes são alguns sintomas onde a cirurgia pode ajudar, logo após o procedimento, a fisioterapia é indicada.


Prevenção de dores crônicas na lombar


A prevenção é a chave para evitar dores crônicas na lombar. Algumas dicas importantes incluem:


Exercite-se regularmente: Através do exercício físico regular, nosso corpo libera hormônios do bem estar, como dopaminas, serotoninas, citocinas que ajudam a regular a qualidade do seu dia (deixando-o mais propício a pensamentos e atitudes positivas), a sair do sedentarismo e a regular a qualidade do seu sono. O tipo de exercício é de sua preferência (andar de bicicleta, caminhar, correr, musculação, ou qualquer outro esporte), o importante é você se sentir bem treinando!


Qualidade de sono: Como foi falado anteriormente, uma das melhores opções para se ter uma qualidade de sono adequada se relaciona com a prática regular de exercício físico, para que você consiga o desejado sono reparador durante a noite.


Alimentação: Alimentos processados e industrializados não são indicados para quem busca qualidade de vida. Prefira alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes, fontes de proteínas, carboidratos e fontes de fibras.


Conclusão


As dores crônicas na lombar podem ser um problema debilitante que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Como vimos, os fatores de risco podem variar e quanto mais rápido você procurar ajuda de bons profissionais, mais rápido você pode experimentar o que é viver sem dor na coluna, sem travar ou poder voltar a fazer aquela atividade que você tanto deseja.

Existem opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida. É importante consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e determinar o melhor plano de tratamento para você.


Se você está sofrendo de dores crônicas na lombar, entre em contato com a SoMos - Fisioterapia & Performance para marcar uma consulta com um dos nossos fisioterapeutas especializados. Nós oferecemos uma variedade de tratamentos para dores crônicas na lombar, adequando a sua atividade do dia-a-dia, esporte, trabalho com o que há de melhor. Nós nos esforçamos para fornecer um tratamento personalizado para cada paciente e ajudá-los a alcançar uma vida sem dor. Marque uma consulta hoje e comece a sua jornada para uma vida sem dores.

Entre em contato